quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como alterar o valor da cota de nível sem mover o Projeto


Normalmente quando se começa um projeto no Revit a planta de pavimento está situada na cota de nível zero e muitas vezes só nos damos conta de que a mesma devia estar em outra altura quando todo o projeto já está modelado. Apesar de ser possível modificar a altura de todas as plantas movendo suas indicações em um corte ou elevação, isto pode gerar uma série de problemas a depender da forma como seus elementos foram criados. Por isso existe no Revit uma solução muito mais prática para mudar o valor da cota sem mover o projeto.

Suponhamos que tenha desenvolvido o projeto com o Pavimento Térreo na cota zero e na sua planta técnica você deseja colocar os valores de acordo com os dados do levantamento topográfico. Siga essas etapas:

Na planta de piso, vá em Manage>Coordinates>Specify Coordinates at Point.
Após ativar o comando, clique no piso em que você deseja definir o valor da cota de nível, vá em Elevation e defina o valor desejado para a cota.

Agora insira uma cota de nível (Annotate>Spot Elevation) no piso em que você deseja definir o valor. Você ainda verá a cota marcar o nível de Projeto que é zero.


Selecione a cota de nível inserida, entre nas propriedades do tipo, encontre o item Elevation Origin, modifique para Shared e voilà, isso fará que a cota de nível mostre o valor definido anteriormente por você e seus problemas sejam resolvidos. As demais cotas, logicamente, estarão com os valores relativos ao que você definiu, não sendo preciso modificar no projeto.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sites de referência sobre Revit


Sempre me perguntam onde podem encontrar famílias e mais dicas sobre o Revit, então resolvi compilar essa pequena lista de sites que podem ajudá-los a montar sua própria biblioteca de famílias e aprender coisas novas:

revitpt - Fórum português sobre Revit, excelente comunidade para tirar dúvidas.

RevitCity - Uma das melhores bibliotecas de famílias de Revit na web.

Augi - Uma das maiores comunidades do mundo para produtos da Autodesk, também possui um fórum em português com bastante conteúdo.

Autodesk Seek - Site da Autodesk onde eles distribuem famílias de produtos produzidas pelas próprias fabricantes. Por isso, o conteúdo tem uma excelente qualidade.

E claro, vocês devem continuar frequentando o PontoBIM que continuará trazendo muitas dicas e novidades para vocês. Não se esqueçam do nosso Fórum onde vocês podem tirar dúvidas e discutir tudo sobre BIM e Arquitetura!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sombras e Profundidade na Fachada


Com o Revit é possível facilmente criar vistas de fachada (ou elevações), contudo é preciso fazer alguns ajustes para que a mesma possua uma boa representação gráfica. Acrescentar sombras na fachada é um pequeno detalhe que ajuda muito o entendimento do projeto uma vez impresso e requer pouquíssimo trabalho. Para acrescentar sombras na sua vista, basta clicar no botão com a bola azul, chamado Shadow, na barra inferior do Revit.

O padrão do Revit não é muito adequado para impressão pois suas sombras são muitos escuras. Sugiro fazer algumas pequenas alterações para melhorar a representação, colocando sombras mais leves. Para isso, vá em Graphic Display Options, situado no menu do botão em forma de paralelepípedo azul, na barra inferior, chamado Visual Styles. Nesta guia, faça os ajustes em Sun, Ambient Light e Shadows conforme a imagem ao lado. Esse ajuste foi pensado para impressão, de forma que aparentemente as sombras ficam muito claras. Aproveite, teste diferentes valores e tome sua própria decisão. Além disso, observe se a orientação do sol está bem posicionada e faça os ajustes em Sun Setting caso necessário.

Para obter a sensação de profundidade na vista modifique a espessura dos objetos utilizando as ferramentas Override e Linework, explicadas na postagem anterior. Simples detalhes podem fazer uma grande diferença no resultado final do trabalho.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cinco ferramentas para corrigir a sua representação gráfica


Nem sempre é possível conseguir a representação exata usando apenas as funções de modelagem 3D do Revit (paredes, piso etc). Algumas vezes será necessário usar as ferramentas de detalhe para modificar os trechos que não ficaram representados da forma desejada. Com essas 5 ferramentas abaixo é possível corrigir todos os pequenos detalhes que precisarem de ajuste e assim refinar a sua representação gráfica para obter um excelente nível de qualidade. Todas essas ferramentas são de anotação, ou seja, não vão mudar o objeto nas outras vistas. 

  • Override Graphics (Modify) Sobreposição de gráficos (Modificar)

Extremamente útil, essa opção muda a representação gráfica de qualquer elemento selecionado. Sem essa ferramenta é impossível que o projeto fique bem representado. Com ela é possível mudar a representação do elemento retirando a necessidade de criar um tipo diferente. Você pode mudar a espessura do elemento, cor, tipo de linha, padrão de preenchimento, basicamente tudo.

Por exemplo, se tem apenas uma parede que queira mudar a sua espessura, basta utilizar esta ferramenta. Muito útil para mudar a representação dos objetos nas fachadas, para obter diferentes espessuras de acordo com a profundidade do elemento.

  • Linework (Modify) Manipulação dos estilos de linha (Modificar)
Muito útil para modificar a espessura de uma linha de um objeto. Ao selecionar a função aparece a opção de escolher outros tipo de linha, e ao clicar na linha do objeto (por exemplo uma parede) aquela linha muda a representação para a que você escolheu. Às vezes é necessário que só uma parte daquela linha fique com uma espessura ou tipo diferente, então quando você clica na linha aparece duas bolas azuis nos cantos que você pode arrastar para retornar aquele trecho à representação original.

Também pode ser utilizado para mudar a representação dos objetos para obter diferentes espessuras de acordo com a profundidade do elemento.

  • Detail Line (Annotate) Linha de detalhe (Anotação)
As linhas de detalhe são fundamentais para desenhar projeções de beiral e qualquer coisa que você precise detalhar que não foi possível ou necessário fazer no 3D. As vezes é muito mais fácil desenhar com linhas de detalhe um objeto que só vai aparecer em uma vista específica que modelar ele todo no 3D. 

  • Region (Annotate) Região (Anotacão)
É como se fosse uma hachura, em que é possível criar as bordas com diferentes espessuras e a hachura em si pode ser transparente ou opaca. Com região ou região de máscara é possível ocultar um trecho da vista para substituir com um componente de detalhe ou utilizar como hachuras em geral.

  • Cut Profile (View) Perfil de corte (Vista)
Ótima ferramenta pra corrigir junções de parede/piso/escada/telhado. Você edita o perfil do objeto. A vantagem dessa função é que ela fica atrelada ao objeto, então se porventura você excluir ou mover o objeto esse detalhe vai junto. Ele corrige o perfil do objeto na vista mas não modifica o volume em 3D.

Espero que ajude e que consigam fazer o seu projeto 100% no Revit!